Distros Linux mais leves para equipamentos antigos

Escolher uma distro Linux adequada é o primeiro passo para aproveitar um computador antigo.

Ao contrário das distribuições mais consagradas como o Ubuntu, as opções apresentadas abaixo trazem por padrão apenas programas e funções mais básicas, ficando a cargo do usuário personalizar o que precisa.

Quem trabalha com Windows e tem um equipamento modesto não tem essa opção, precisa identificar qual antivirus mais leve, desativar manualmente recursos visuais e programas inicializados com o sistema, além de limitar o uso a algo bem específico.

Essa é uma grande desvantagem do Windows, ficar sem uma proteção em tempo real é impensável e seria um desastre para manter os equipamentos livre de vírus.

Voltando ao Linux, você também pode optar por uma distro Linux mais simples quando deseja extrair o máximo do Hardware disponível no seu equipamento, além de ser muito útil em um mini-computador com base no Raspberry Pi.

Lista de distribuições mais leves

Lubuntu

O Lubuntu é baseado na interface gráfica do LXDE, conhecida por ser uma das mais leves do universo GNU/Linux.

Esse único fato da uma diferença enorme em comparação ao desempenho do Xubuntu (outra distro da família do Ubuntu) em um computador mais antigo.

Traz consigo uma boa lista de programas pré-instalados mas não oferece a opção de ser utilizado com LiveCD, você é obrigado a instalar o sistema no disco.

Interface do sistema Lubuntu

Knoppix

O Knoppix é uma das mais populares distribuições do Linux no formato de LiveCD.

É possível utilizar diretamente no CD/DVD ou através de um Pen Drive sem precisar instalar nada no HD.

Conta ainda com boas opções de reparo, para você utilizar para consertar um outro equipamento que não carrega o sistema por exemplo.

Traz consigo uma boa lista de programas pré-instalados e o principal, é extremamente leve e funcional.

Arch Linux

O Arch Linux é o grande coringa e fecha a nossa lista, com ele você faz sobre medida a distro que você precisa, colocando de forma personalizada tudo que você precisa e deseja no sistema.

O sistema também utiliza o LXDE como interface gráfica padrão e é muito utilizado em projetos do Raspberry Pi.

É a nossa escolha como a melhor distro Linux leve, seja qual for a finalidade!

Interface do sistema Arch Linux