Hospedagem Linux ou Windows? Confira a melhor opção!

Na hora de colocar o site no ar, muitos usuários iniciantes tem dúvida entre qual hospedagem oferecida ele deve escolher, Linux ou Windows?

Alguns confundem um pouco as coisas e acreditam que vão precisar trabalhar diretamente com o Linux (sem ter conhecimento) para manter o site funcionando.

Mas a grande maioria das hospedagens trabalham com softwares de gestão para usuários com pouco conhecimento de programação, o cPanel atualmente é o mais conhecido e utilizado para a função. 

Na verdade a diferença entre hospedagem Linux e Windows é basicamente a linguagem de programação que será possível utilizar para construir o seu site.

Atualmente o tipo de banco de dados (conteúdo do seu site) em ambos é o MySQL.

Diferença entre hospedagem Linux e Windows

Servidores Linux

Os sites em WordPress (CMS mais utilizado no mundo) são construídos em PHP e utilizam hospedagem Linux, que na nossa opinião tem desempenho mais eficiente e deixa o site mais seguro.

Vale lembrar que no assunto segurança, não depende exclusivamente de qual tipo de hospedagem você utiliza, é necessário alguns cuidados básicos com a segurança do seu próprio equipamento para manter tudo em ordem.

Existem alguns cuidados básicos com o WordPress, o especialista no assunto Fábio Pessoa tem um ótimo conteúdo sobre o assunto.

Mas além disso, você precisar tomar medidas de segurança no seu computador, caso contrário um invasor poderia ter acesso direto ao seus sites e fazer o que bem entender.

Servidores Windows

Se você ou o profissional que vai construir o seu site preferem trabalhar com linguagens como ASP ou .NET, será necessário utilizar um servidor Windows, já que são linguagens de programação criadas pela Microsoft.

E-Commerce – Qual a melhor opção?

Se você vai iniciar um E-Commerce nós sugerimos que faça isso utilizando o WordPress, em conjunto com o plugin WooCommerce, utilizado na maioria dos negócios online!

Se você realmente optar pelo WordPress, será uma escolha natural utilizar um Servidor Linux, apesar do Windows também suportar PHP, é uma linguagem nativa do Linux.